Clicando nas palavras com cores diferentes, como essa, vai te levar as fontes que falo
nos posts, e outros links externos
O Salário médio do brasileiro é realmente uma tristeza de se ver. Quando você menos espera já acabou, e serviu só para pagar as contas básicas do MÊS! E o pior é as pessoas acostumadas com isso, falando frases como: "é isso né, fazer o que, temos que aceitar" ou "pelo menos tem o final de semana para aproveitar."
Isso é basicamente ESCRAVIDÃO, só que sem a parte do chicote. Fomos acostumados a aceitar tudo que aparece na nossa frente, sem ao menos procurar outras POSSIBILIDADES, já que "está tudo bem, a vida é assim mesmo".

Vendo isso acontecer FREQUENTEMENTE ao meu redor, decidi falar sobre isso, e explicar um conceito muito importante: a diferença entre CUSTO e GASTO.
SALÁRIO NA MÃO É VENDAVAL IRMÃO!!

CUSTO:
Você compra algo, mas obtém um RETORNO MAIOR desse valor.
- 1 - Investimentos, seja na bolsa ou em outro tipo, como o Bitcoin
- 2 -Estudar, para colher os frutos lá na frente.
- 3 - Se mudar, ir para um lugar mais seguro e tranquilo.
GASTO:
Não há retorno do valor investido, foi só o dinheiro indo EMBORA mesmo.
- Gastar com uma bala.
- Comprar um carro novo, mesmo que você já tenha um, e está funcionando normalmente.
- Comprar alguma coisa só por status, para aparentar ser melhor do que os outros.
Veja, não estou dizendo que você não deve gastar com algo que você goste, mas sim que tenha CONSCIÊNCIA de que isso é só um agrado, algo que deve ser feito as vezes, ainda mais se não houver condições financeiras boas para bancar um estilo de vida com mais GASTOS.
De acordo com uma matéria do portal de notícias UOL
Cerca de 75% dos jovens no Brasil SONHAM em ter vida de influenciador de rede social, e acabam ignorando a sua própria realidade, que, no momento, isto infelizmente, não é POSSÍVEL. Entendo que é bom gastar, ainda mais com o que gosta, porém temos que olhar a REALIDADE, e não se basear na ficção.
Dito isto, vou adentrar mais profundamente os EXEMPLOS que coloquei sobre custos.
1 - Investimentos é o mais fácil de entender, coloca 10 reais hoje, daqui 6 meses está rendendo 100, não tem muito mistério.
2 - Gastar tempo hoje, para ter mais dinheiro no futuro. Esse é o resumo do item n°2.
3 - Esse eu acho o mais interessante, já que poucas pessoas entendem o real VALOR que essa ação traz. Quando você vive em um lugar em que odeia; que não tem paz, sossego ou tranquilidade, acaba ficando mais estressado, e menos focado nas suas tarefas DIÁRIAS.
É menos vontade de estudar, menos vontade de levantar da cama, menos disposição para fazer coisas simples - a sua saúde mental vai se esvaziando dia após dia. Seja por VIZINHOS chatos, ou barulhos muito altos durante a noite.
Em uma situação como essa, existem 2 possibilidades: ou você ECONOMIZA dinheiro, mas sua saúde mental piora cada dia mais; ou você gasta mais, mas arranja um lugar mais tranquilo para morar.
Eu particularmente ficaria com a 2° opção, justamente pelo fator de ela não ser um gasto, mas sim um CUSTO, que lá na frente vai se pagar. Pensa comigo, imagine um lugar em que você consegue ter o seu momento de lazer, sem se preocupar se vai conseguir DORMIR essa noite, por conta de barulhos durante a noite.

Te traz um descanso melhor, aumenta sua produtividade, e ainda DUPLICA sua disposição para fazer atividades extras, como exercícios físicos e outros esportes. Com você estabelecendo uma rotina dessas, em poucos meses já vai se pagar o salário que foi gasto, seja em um apartamento, ou em uma casa alugada.
Este é o significado de custo, algo que te retorna, e não te prejudica.
No próximo post irei falar sobre um conceito muito interessante, que serve até como parte 2 desse post. Chamado o princípio da AUTORREGULAÇÃO: Planejando suas metas e tendo o máximo de controle sobre você mesmo, e suas ações.